Chopin pra mim é o maior poeta do piano. Não só pra mim, é certo (tomei emprestada essa idéia, por sinal). E neste ano comemoramos 200 anos de seu nascimento. 200 anos muito bem comemorados eu diria, porque a música chopianiana já foi estudada, reestudada, vista, revista, escutada, reescutada milhares de vezes. Por muitos pianistas famosos, por muitos pianistas que deixaram as suas impressões sobre o que a obra de Chopin quer significar.
Em especial neste ano, há mais motivos pra se comemorar. Está acontecendo, até o dia 20 de outubro, a 16ta edição do Concurso Chopin em Varsóvia que é talvez, o maior concurso de piano do mundo. Se não for o maior, deve ser o que reúne os melhores pianistas da nova geração...
Acho que temos bons motivos pra lembrar do concurso Chopin... Primeiro, pelo fato de um brasileiro já ter levado o segundo prêmio, na edição de 1965: Arthur Moreira Lima. Embora da contraversão (Arthur Moreira Lima é um péssimo pianista no hoje em dia), acho que não se pode negar a importância do fato... entre os melhores pianistas do mundo, ele já foi um dos melhores. E pra não dizer que neste exata edição, Martha Argerich, a Diva vulcânica, a bruxa mais poderosa, se saiu em primeiro... É... não ia dar pra Arthur M. L. (Gostaria de ser argentino, só pra poder dizer que a Martha é do meu país hehehe).
Aparte a nacionalismos, no Concurso Chopin foram 'descobertos' (para o mundo) nada menos que Ivo Pogorelich, Krystian Zimerman e Rafał Blechacz... Não sei nem o que comentar sobre eles. Pra mim são os pianistas que revolucionaram o toque chopiniano. Rafał é novo ainda (ganhou a edição do concurso em 2005), mas é inexplicável o seu toque. Foi por sinal o único a ganhar TODOS os 5 prêmios do Concurso.
Zimerman pra mim representa talvez o Chopin mais maduro. Controlado, profundo e com uma dinâmica impecável.
Finalmente, Pogorelich é uma invenção própria do que Chopin é... uma recriação maravilhosa da música chopiniana... uma recriação que ninguém nunca chegou a dizer, e que Pogorelich expressa no toque dele. É tão absolutemente íntima de Pogorelich. E diferente. Como se chegasse a ter a característica de todos os outros, mas em cada característica em um momento diferente. Chopin assim meio migrante. Meio cigano.
É preciso, contudo, indubitavelmente falar de Rubinstein, Horowitz e Richter. Mas eu infelizmente deles nada posso dizer, por não conhecer... (e é fato, que o conhecimento de Chopin de até agora se situa incompleto sem eles. Muitos diriam que na verdade deles é que emerge todo o Chopin que conhecemos hoje).
E neste ano a geração do concurso é incrível... (ainda bem que não sou só eu a achar isso... Martha Argerich e mais outros membros do júri comentaram que este concurso é bastante especial). Vi algumas performances da Bacarola, Baladas, Scherzi, Estudos, Polonaises, que me deixaram meio sem ar. Minha esperança desde já com Ingolf Wunder, um pianista austríaco absolutamente maduro. Um som intenso, apaixonado, a técnica toda resolvida (o que não corresponde a não errar nenhuma nota, ABSOLUTAMENTE). Com Evgheny Bozhanov e seu Chopin brilhantíssimo, enérgico, sutilíssimo, cheio de contrastes maravilhosos, todo colorido. Com Yulianna Avdeeva, um Chopin impetuoso, com todo orgulho, brilhante, polido, com frases loooongaaaaasss, lindíssimas. E finalmente com Leonard Gilbert, canadense, de Chopin introspectivo e cantabile lirííííííssimo.
É esperar pra ver. (Ficaria muito feliz de vê-los na final).
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