quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Fim do Concurso Chopin

Eis que o Concurso Chopin em Varsóvia chega ao fim. Realmente a nova geração de pianistas é indescrítivel.

Ganhou o concurso 'a russa' de nome Yulianna Avdeeva, uma pianista forte. Como disse no texto anterior, impetuosa. Frases longas. Ouvi algumas coisas com ela, como Valsas, lindas. Era uma das melhores, pra mim, mas me surpreendeu ela ter ganho.

Minha torcida era por Ingolf Wunder (que ficou com o segundo prêmio e com o de melhor Concerto), e Evgeny Bozhanov (que ficou em quarto lugar). Eu de fato acreditava piamente que o Bozhanov ganharia, mas na final, não gostei muito do Concerto como ele tocou. Pela russa que ganhou. E por Leonard Gilbert, que saiu do Concurso na segunda fase ainda.

Apesar de os pianistas que mais gostei não terem conseguido os primeiros prêmios (exceto a russa, que achava que ficaria em terceiro), fiquei feliz por suas boas colocações. Feliz pela conexão tão profunda que senti com Chopin, mas muito mais, com o toque de Chopin que estes pianistas deram.

Feliz também, por escutar Chopin neste período por horas e horas por dia e não enjoar, do contrário sentir vontade de mais.

E assim se encerra o ano do bicentenário do nascimenteo de Chopin, de maneira tão única, com um concurso e pianistas incríveis, absolutamente maduros.

Longa vida à música Chopiniana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário