domingo, 1 de novembro de 2009

Mozart, Mozart, Mozart.

Um textinho, palavrinhas, escritinhados, algumas coisinhas com a valsa da dor do Villa-Lobos. (Uma folga pros ouvidos de tanto Mozart). Ando escutando tanto Mozart ultimamente que a Rainha da noite tá me fazendo os olhos variarem com os agudos.

Nem há como relacionar o que me surpreende mais em Mozart e o que eu acho mais lindo... Mais lindo, eis uma locução inútil pra falar de Mozart, acho que tudo é mais lindo. Como se faz pra dizer qual dos 27 concertos é o mais lindo?

Bom, ultimamente tenho ouvido os últimos 8 concertos (do 20 ao 27), que parecem a primeira vista, ser o lado mais maduro do Mozart. Mas isto de madureza musical com a idade avançada nem sempre é verdade, e pra mim, este senhor é um bom exemplo disso. Afinal, há mais a dizer do que o Concerto 9? O primeiro movimento absurdamente lindo, seguido pelo MONUMENTAL segundo movimento em menor (ver motivos chopinianos). E ele tinha 21 anos, quando compôs isto...
(Li uma vez que na verdade este é o primeiro concerto dele, de facto, por exemplo os quatro primeiros são como "variações para piano e orquestra" de temas de outros compositores).

De qualquer jeito, por motivos Chopinianos (motivos chopinianos?), os que mais mexiam comigo até eu enlouquecer na fase Mozartiana eram os de tonalidade menor (20-24).
Foi só até eu escutar as gravações do 25, e do 27...

Dos populares então (21-23), nem há o que se falar, acho que nunca se fez na história da música coisa tão linda quanto o segundo movimento do 21... Segundo movimento em Mozart significa: as coisas mais lindas que se pode ouvir - e aqui está aquela locução que eu dizia que não fazi sentido usar ... (não esquecer do 22 em Dó menor... eu ainda acho que foi dali que o Beethoven tirou aquele segundo movimento ABSURDO da Heróica).

E se isto não for suficiente, tem as Sonatas pra piano, destas infelizmente ouvi pouco ainda (tenho na cabeça só 4...). Os Trios... maravilhosos. As Sinfonias, são apenas 50 em número... e conheço só 25-38-39-40-41...

Se eu entrar pra falar de óperas... meu Deus. (Vejam por exemplo aqueles absurdos wagnerianos, que os cantores não conseguem respirar, são em muito diferentes dos absurdos mozartianos, com respirações precisas... veja-se também o fantasma do Don Giovani aparecendo no concerto 20...).

Acho que já deu pra perceber que eu tenho uma "quedinha" por Mozart... nunca tinha reparado isso, mas talvez mais do que qualquer outro compositor (até mesmo Bach).

Só Mozart salva...

Um comentário:

  1. Wie geht's?
    Agora deduzo que você é músico e está em algum conservatório alemão, richtig?
    Que instrumento você toca?
    Eu li um livro sobre o Mozart do Norbert Elias no primeiro período da facul de Artes mas tenho muito que aprender sobre música, e a dele também. Agora to escutando Tchaikovsky porque tenho um amigo que gosta bastante e me fez ver o filme Music Lover's sobre a vida dele.

    Gostei da sua visita lá no blog.
    Você vê Heroes?
    No episódio 6 dessa temporada colocaram uma cena parecida com o que aconteceu com o Mathew Shephard. Não preciso dizer que estou chorando até agora (acabei de ver) e pensei em comentar isso com alguém.
    Devo postar sobre isso amanhã
    bjim

    ResponderExcluir