terça-feira, 8 de setembro de 2009

A Hora da Estrela: Clarice.

"...E quando acordava? Quando acordava não sabia mais
quem era. Só depois é que pensava com satisfação: sou datilógrafa e virgem, e gosto de coca-cola. Só então vestia-se de si mesma, passava o resto do dia representando com obediência o papel de ser..."

"...Mas um dia viu algo que por
um leve instante cobiçou: um livro que Seu Raimundo,
dado a literatura, deixara sobre a mesa. O título era
"Humilhados e Ofendidos". Ficou pensativa. Talvez
tivesse pela primeira vez se definido numa classe
social. Pensou, pensou e pensou! Chegou à conclusão
que na verdade ninguém jamais a ofendera, tudo que
acontecia era porque as coisas são assim mesmo e não
havia luta possível, para que lutar? ..."

2 comentários:

  1. Humilhados e ofendidos...profundas palavras, pra mim, aceito-as como humilhacao que me leva a humildade e desprendimento, ofensa, bem, a ofesa nos salva, antes ser ofendido que ofender, compreendamos o sentido disto, quanto a luta, esta é contra nos mesmo, a mais ardua, a mais vitoriosa.

    Bjos anjo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita ao blog.

    ADORO esse livro. Um dos meus favoritos com certeza. E essa fala da Coca-cola que me fez procurar por ele. Uma professora passou trechos do filme e tem essa fala. Nunca tinha lido nada da Clarice e decidi começar por esse. Não sei se você mora no Rio mas está tendo uma peça sobre ela no CCBB.

    Respondi o seu comentário lá no meu blog mas vou colar aqui também no post anterior.

    ResponderExcluir